Projeto Poesias


INICIO DO PROJETO: segundo bimestre


DURAÇÃO APROXIMADA: 2 meses. .


MATERIAL A SER UTILIZADO: poemas e bibliografia de poetas.


JUSTIFICATIVA:

 Apreciar os poemas e compreender a sua diagramação textual. Estes
textos geralmente são escritos em verso, com uma diagramação muito particular.
São textos que favorecem uma leitura em voz alta em função do ritmo de seus versos contem recursos estilísticos colocados pelo poeta.
Já que para expressar seus sentimentos, suas emoções, sua visão da realidade, o autor joga com recursos linguísticos. O ritmo, o valor sonoro das palavras e a pausa para dar a musicalidade ao poema são aspectos presentes neste texto. A rima é também uma característica presente, embora não seja obrigatória.

OBJETIVOS :
·        Escutar poemas lidos, apreciando a leitura feita pelo professor;
·        Entrar em contato com as características do texto poético (musicalidade, ritmo e diagramação);
·        Ampliar o repertório de textos que se sabe de cor;
·        Promover interações significativas entre os alunos nas atividades de leitura.

CONTEÚDO :
·        Valorização da leitura como fonte de prazer;
·        Características e recursos  do texto poético.

ETAPAS PREVISTAS:

·        Apresentação de diferentes poesias de diversos autores como forma de ampliar o universo literário das crianças, entre eles: José Paulo Paes, Vinícius de Moraes e Manuel Bandeira.
·        Escolheremos algumas destas poesias e as fixarei no mural da sala, algumas serão xerocadas para que as crianças acompanhem a leitura realizada.
·        Leitura, apreciação e memorização de diversas poesias. Reprodução oral das poesias com o auxilio do professor.
·        Elaboração de diversas atividades referentes às poesias.
·        Reescrita de poesias.
·        Escrita de autoria de uma poesia.
·        Ensaio em duplas das poesias.
·         Recital das poesias.