quarta-feira, 28 de novembro de 2012

ELAINE LIMA E THAINÁ 4ºANO D PROFESSORA MARIANNE A MOÇA E O FANTASMA ERA UMA ,VEZ UMA MOÇA QUE ESTAVA SE OLHANDO NO ESPELHO E DERREPENTE APARECEU UM FANTASMA DO LADO E GRITOU TÃO AUTO QUE OS VIZINHOS ESCUTARÃO ELA GRITANDO E OS VIZINHOS ASSUSTADOS FORÃO VER O QUE ESTAVA ACONTECENDO E A MOÇA FALOU: - EU VI UM FANTASMA NO ESPELHO UM DOS VIZINHO FALOU? VOCE DEVE ESTÁ VENDO COISAS. NA OUTRA SEMANA ELA SE RECUPEROU DO SUSTO E NA QUELE MESMO DIA A SUA MÃE FOI PARA SUA CAMA E FOI DORMIR O FANTASMA FOI ASSOMBRAR A MOÇA QUANDO ELA FOI DORMIR ELE FALOU: - VEM COMIGO AGORA SE NÃO VOU COMER OS SEUS OS SEUS OSSOS,TRIPAS, OLHOS E O SEU CORAÇÃO. NO OUTRO DIA A MOÇA ELA FOI PARA A ESCOLA ELA CONTOU PARA TODOS DA SUA ESCOLA. QUANDO ELA FOI PARA A SALA SUA PROFESSORA PERGUNTOU PARA ELA SE ERA VERDADE O QUE ELA DISSE PARA TODOS, ELA DISSE QUE SIM ERA VERDADE. ELA FOI PARA CASA E SUA MÃE FALOU QUE OUVIU UM FANTASMA EM SEU QUARTO. ELA FOI BRINCAR COM OS COLEGAS E SUA MÃE CHAMOU PARA O JANTAR, QUANDO FOI A HORA DE DORMIR O FANTASMA NÃO APARECEU A MOÇA FICOU FELIZ QUE O FANTASMA NÃO APARECEU EM SEU QUARTO MAS NÃO ERA O QUE ELA ESTAVA PENSANDO, ERA UMA FANTASIA .
Edilson keven-4D José Roberto-4D Personagem: Devil História: Assombrações Um homem chamado Nilson,que era um fazendeiro,estava perdendo os seus cavalos e quando sobrou um só cavalo,ele colocou grades,cercas elétricas mas não adiantou,por que na manhã seguinte Nilson encontrou seu cavalo morto com uma mordida brutal e sangrenta. Nilson escutava barulhos todas as noites,e via um vulto passando do lado da sua casa.chegou um dia que Nilson se irritou,saiu de casa com uma espingarda e quando saiu se deparou com o vulto que atravessava noites e noites rodopiando sua casa. O vulto parou na frente de Nilson,ele o reconheceu. O antigo proprietário da fazenda tinha morrido dentro de casa de uma morte horrível.ele levou um tiro no peito e morreu, quem o matou foi um parente que queria o seu dinheiro como herança. e o seu herdeiro o tinha contado a história. Todas as noites Manuel voltava à vida em forma de fantasma para assombrar sua antiga casa e quem estivesse morando nela. Nilson morreu,alguns anos depois um senhor se mudou e agora seriam dois fantasmas para infernizar a vida daquele senhor.

sábado, 15 de setembro de 2012

4ºano B - Profª Divaní


Texto informativo:

 Plantas CARNÍVORAS ?
As plantas carnívoras sempre despertaram o interesse do público em geral, acendendo a imaginação das pessoas, devido à sua natureza exótica quando comparada com os demais membros do reino vegetal.
Em primeiro lugar, é preciso dizer que elas não são monstros de casas mal-assombradas, nem devoradoras de exploradores inocentes perdidos em florestas tropicais africanas. Pelo contrário, na maioria são plantas pequenas e delicadas que capturam pequenos insetos ou animais aquáticos microscópicos. Sua beleza exótica engana muitas pessoas, levando-as a crer que suas folhas, altamente especializadas, são flores - mais ainda, nem se apercebem de que elas são carnívoras. Portanto, a menos que você tenha o tamanho de um inseto, elas lhe são perfeitamente inofensivas.

Para que uma planta possa ser considerada carnívora, é preciso que ela tenha a capacidade de:
(1) atrair,
(2) prender, e
(3) digerir formas de vida animais.
A grande maioria das flores tem a capacidade de atrair insetos para fins de polinização, algumas chegam até a prendê-los para garantir a polinização; exemplos destas são o papo-de-peru e algumas orquídeas. Mas não os digerem, portanto não são carnívoras verdadeiras.
Existem muitas plantas que apresentam algumas destas caraterísticas, mas não todas. Alguns autores consideram-nas carnívoras, outros não. Por exemplo, Darlingtonia e Heliamphora aparentemente não produzem enzimas para digerir suas presas, ficando na dependência da ação de bactérias e fungos, que é lenta, para absorver os nutrientes. Mas suas folhas altamente especializadas, ascídios na verdade, não deixam dúvidas que são plantas carnívoras.
O QUE ELAS "COMEM" ?
Com frequência encontra-se na literatura o nome "insentívora" para estas plantas, mas tal termo não é correto. Insetos podem ser o principal elemento de seu cardápio, mas a dieta pode ser bem variada, incluindo desde organismos aquáticos microscópicos, moluscos (lesmas e caramujos), artrópodes em geral (insetos, aranhas e centopéias), e ocasionalmente pequenos vertebrados, como sapos, gecos, passáros e roedores.
    


  
As plantas do gênero Nepenthes são as que possuem as maiores armadilhas, que podem alcançar até meio metro de altura cada e armazenar até cinco litros de água. Com frequência elas capturam presas grandes.
Na verdade supõe-se que os vertebrados tornam-se presas acidentamente, quando procurando por insetos presos nas armadilhas, em busca de alimento, os mais debilitados não conseguem escapar, e acabam passando de predador à presa.
Descrição: Menu
COMO CAPTURAM SUAS PRESAS ?
Inicialmente, elas precisam de algum mecanismo para atrair as presas às suas armadilhas. Muitas carnívoras atraem-nas da mesma forma que as flores atraem seus polinizadores: com vívidas cores e odor de néctar. Outras aproveitam-se de padrões de luz ultravioleta de suas armadilhas para atrair insetos voadores. Mais ainda, a luz refletida pelas numerosas gotículas de mucilagem (presentes nas armadilhas de Byblis, Drosera, etc.) ou pelo revestimento externo das folhas de certas bromélias também atrai insetos voadores. Em Genlisea e Utricularia, cujas armadilhas aprisionam principalmente microorganismos, acredita-se (não provado entretanto) que algum tipo de substância química é liberada no solo ou água para atrair as presas.
Há vários tipos de armadilhas utilizadas pelas plantas carnívoras para capturar suas presas:
(1) armadilhas tipo "jaula",
(2) armadilhas de sucção,
(3) folhas colantes, e
(4) ascídios.
As armadilhas "jaula" são as mais famosas por serem a própria representação da ação carnívora por meio de vegetais ! As folhas são modificadas em duas metades com gatilhos no interior. Quando os gatilhos são tocados por presas potenciais, as metades da folha se fecham em incríveis frações de segundo, esmagando a presa e digerindo-a. Esse tipo de armadilha é encontrado na Dionaea e Aldrovanda.
    


    
Armadilhas de sucção são utilizadas por todas as espécies de Utricularia. Elas consistem de pequenas vesículas, cada qual com uma diminuta entrada cercada por gatilhos que, quando estimulados, provocam a abertura desta entrada. Devido à diferença de pressão entre o interior e o exterior da vesícula, quando a entrada é repentinamente aberta, tudo ao redor é sugado para dentro, incluindo a presa que estimulou o gatilho.

Armadilhas do tipo folhas colantes são as mais simples, e encontradas em algumas famílias sem parentesco próximo. Basicamente, são glândulas colantes espalhadas pelas folhas ou até pela planta toda. As presas são, na maioria, pequenos insetos voadores. Esse tipo de armadilha é encontrado em Byblis, Drosera, Drosophyllum, Ibicella e Triphyophyllum.
    


    
Dentre estas, Drosera apresenta movimento nas glândulas, às vezes na folha toda, enrolando-se sobre a presa para colocar mais superfície em contato com ela, portanto ajudando a digestão e subsequente absorção.

Ascídios são folhas altamente especializadas, inchadas e ocas, como se fossem urnas, com uma entrada no topo e líquido digestivo no interior. Novamente, estão presentes em algumas famílias sem parentesco próximo: Cephalotus, Darlingtonia, Heliamphora, Nepenthes, Sarracenia, etc. Capturam desde pequenos vertebrados até diminutos invertebrados. As presas caem no líquido digestivo, aonde se afogam e são digeridas; seus restos se acumulam no fundo, às vezes enchendo a armadilha até o topo !
    


    
Brocchinia e Catopsis são bromélias típicas que aprisionam suas presas na água acumulada entre suas folhas. Embora suas folhas não tenham formato especializado como com os gêneros acima, o funcionamento da armadilha é basicamente o mesmo.

Genlisea possui armadilhas relativamente pequenas, localizadas no subterrâneo ou na água. Capturam pequenos organismos que nadam para dentro delas, provavelmente atraídos por alguma substância liberada pela planta. Embora sejam únicas morfologicamente falando, apresentam paralelos interessantes aos ascídios.
    


COMO REALIZAM A DIGESTÃO ?
Tendo sido capturada a presa, dá-se início ao processo de digestão.
A digestão das presas é realizada por enzimas proteolíticas (enzimas que digerem proteínas), elas quebram as substâncias em moléculas menores, estas últimas podem ser absorvidas pelas folhas. É um processo similar ao que acontece, por exemplo, no estômago humano, aonde, depois da quebra das moléculas, ocorre absorção pelas paredes do intestino.
Essas enzimas são muito fracas, não causam dano algum à pele humana ou qualquer animal de médio à grande porte.
Apenas algumas espécies não produzem suas próprias enzimas. Elas dependem de bactérias para a digestão de suas presas, um processo bem mais lento.
De forma alguma pode-se dizer as plantas carnívoras são plantas "meio vegetal, meio animal". Como qualquer planta, elas realizam fotossíntese. As presas são nada mais que um complemento alimentar, uma fonte de nutrientes para compensar o que as raízes não obtêm do solo. Esta adaptação chegou a tal ponto que essas plantas nem sequer toleram solos ricos em nutrientes.
Descrição: Menu
QUANTAS EXISTEM ?
Atualmente, são conhecidas mais de 500 espécies de plantas carnívoras, espalhadas pelo mundo todo (exceto a Antártida). Podem ser encontradas em regiões desde as quentes e úmidas florestas tropicais, até as tundras gélidas da Sibéria, ou os desertos esturricantes da Austrália.
No Brasil, existem mais de 80 espécies diferentes (exceto pela Austrália, o Brasil é o país que mais tem espécies carnívoras no mundo). Elas crescem principalmente nas serras e chapadas, e podem ser encontradas em quase todos os estados, sendo mais abundantes em Goiás, Minas Gerais e Bahia.
    


COMO É SEU HABITAT ?
As plantas carnívoras crescem em solos pobres em nutrientes. A maioria, em solos encharcados (como brejos), de pH baixo (ácido), às vezes pedregosos.
COMO EVOLUÍRAM ?
Em termos evolutivos, acredita-se que as plantas carnívoras evoluiram a partir de plantas que capturavam parasitas para se defenderem deles, como no caso do Plumbago. Os insetos ficavam presos nas glândulas colantes das folhas, e com o tempo morriam e apodreciam.
Em um certo ponto, as enzimas que normalmente realizam a digestão de proteínas em sementes teriam sido transferidas para outras regiões da planta, assim se especializando na digestão das pragas capturadas, tornando-se plantas competitivas em solos pobres em nutrientes.
Daí, as novas carnívoras especializaram suas folhas, distribuindo glândulas colantes por toda sua extensão para melhor capturar as presas. Elas evoluíram para atrair presas também.
    



Dessas folhas de ação passiva, colantes, evoluíram folhas de ação ativa, mais complexas, como as armadilhas da Dionaea, os ascídios de Nepenthes e Sarracenia, e até as esquisitas armadilhas subterrâneas/aquáticas de Utricularia e Genlisea.
Descrição: Menu


    
    

4ºano B - Profª Divaní

Plantas carnívoras

O que queremos saber sobre....

Perguntas.....
1 Como as plantas engolem a mosca?(Vitória.....10 anos)
2.As plantas carnívoras tem estômago?(Luana 9 anos)
3.Como as  plantas  mastigam?(Marina ...9 anos)
4.Ela faz cocô e xixi?(Julia  ...9 anos)
5.Ela tem braço?(Ariana...9 anos)
6.Quando come muito ela engorda?(Lucas...9 anos)
7.Quando retiramos a raiz , ela sobrevive?( Henrique...9 anos)

Descobrimos que.....Texto coletivo a partir do vídeo.....
As plantas carnívoras possuem um líquido que deixa os inimigos grudados...Esse animais são dissolvidos e permanecem por duas semanas dentro da planta.
Ela não tem estômago e braços porque é um vegetal.
Não faz cocô e xixi  pois o líquido é digerido pela planta .
Ela não engorda porque não come nada sólido..só líquido.

4ºano B - Profª Divaní

4ºano B - Profª Divaní

Projeto Àgua


A maior parte da superfície da Terra é coberta por água.

O ciclo da água na Natureza





Separação de substância

A substância misturadas á água podem ser separadas por meio de algumas técnicas:

EVAPORAÇÃO

Técnica que consiste em aquecer a mistura para que a água evapore.
Decantação
Técnica que consiste em deixar a mistura em repouso.

FILTRAÇÃO

É uma técnica utilizada na separação de substancias que não se dissolve em água .Para realizar a mistura é colocada em um filtro que retém a maior parte dos materiais sólidos e deixa passar a parte líquida.












terça-feira, 3 de julho de 2012

4º ano A - Profª Jucilaine

Projeto de Ciências – Alimentação Saudável.

Neste Bimestre, trabalhamos na disciplina de Ciências e Tecnologia, o Projeto: Pirâmide Alimentar – Alimentação Saudável.
No primeiro momento, as crianças aprenderam sobre os tipos de alimentos e seus benefícios para nossa saúde, pois para que nossa alimentação seja saudável, é necessário que ela contenha os nutrientes em quantidades adequadas, pois o excesso ou a falta de nutrientes, pode causar prejuízos ao bom funcionamento do organismo.
Desta forma, os alunos fizeram várias atividades, entre elas, a confecção da Pirâmide Alimentar, onde os alunos puderam colocar na prática o que aprenderam para se ter uma alimentação saudável e uma boa saúde.
Veja fotos de alguns momentos.















quarta-feira, 16 de maio de 2012

4º D - Medida de comprimento

Ao trabalharmos com medidas de comprimento nos deparamos com medidas formais (centímetro, metro e quilometro) e informais (palmo, jardas, polegadas), surgiu a seguinte dúvida: Se podemos fazer medições com o nosso corpo, por que precisamos usar réguas, fita métrica ou metro?

Propus que fizéssemos medições de alguns objetos presentes na sala de aula como; carteira, lousa e a sala.

direitos de imagem da EMEF Maria Alice



 E registrassem em uma tabela para compararmos, os resultados com o dos colegas.






Ao comparar percebemos que embora medíssemos os mesmos objetos os resultados eram variados, pois somos diferentes.


Em outro momento medimos os mesmos objetos utilizando fitas métrica e trenas e registramos em outra tabela.



direitos de imagem da EMEF Maria Alice




quarta-feira, 2 de maio de 2012

4º ano B - Profª Divaní

Neste semestre utilizamos nossas aulas de Tecnologia e Educação para novas descobertas e pesquisas...
 Em ciências o conteúdo era sobre  Animais vertebrados e invertebrados, a aula de tecnologia caiu como uma luva...Assistir vídeos, pesquisar temas na internet e descobrir curiosidades em livros em revistas  nos ajudou a descobrir que o conhecimento não está apenas em nosso livros didáticos , essa postura de estudante e esse resgate sobre o conteúdos nos faz crer que hoje a educação deverá tomar um novo rumo...não podemos "dar aula" apenas com um recurso ...as crianças são ávidas por saber e conhecer.....Ser professor antenado significa estar atento a essas novas descobertas...
Eu e a Renata...essa dupla que deu certo ...descobrimos o envolvimento e a satisfação destes alunos nestas aulas....o envolvimento em casa e na escola em descobrir e conhecer foi maravilhoso!!!!!!

Um grande beijo
Divaní

4ºano B - Profª Divaní

Animais Invertebrados

Escolhemos a tarântula como objeto de estudo para as nossas descobertas sobre esse assunto. Elaboramos uma aula onde a pesquisa partia de perguntas e respostas.
Tente responde-las e você descobrirá diversas curiosidades interessantes sobre estes animais.

Boa pesquisa....

4º ano B - Profª Divaní

Quem vencerá a luta?
A tarântula ou a jararaca?
Assista o vídeo e descubra.

4ºano B - profª Divaní

Quantos olhos e quantas patas tem uma Tarântula?
Descubra e poste um comentário.



4ºano B - Profª Divaní


Quem é o predador da Tarântula? Descubra aqui:



quarta-feira, 11 de abril de 2012

4º ano B - Profª Divani

Animais Vertebrados

Assista o vídeo e descubra um mundo fascinante dos tubarões.


4ºano B - Profª Divani

Escrita em dupla de um texto sobre tubarões .Passos :
1.Elaboração individual do texto.
2.Em duplas os alunos construíram um novo texto e digitaram.
3.Revisâo do texto para publicação com auxílo do professor .
4.Texto pronto e revisado para publicação no blog.
Segue alguns textos elaborado :


O TUBARÃO

Os tubarões nasceram antes dos dinossauros.
Existem cerca de 380 ESPECIES.
Os TUBARÕES SÃO OVIPAROS E UNS SÃO OVOVIVIPAROS.
Os tubarões vivem no recife e podem sobreviver até 80 anos.
Ele e carnívoro ele se alimenta de peixes, tartarugas marinhas e outro tubarões.
A fêmea do tubarão tigre pode ter até 40 filhotes.

Texto elaborado por: Ariane e Vitória



O tubarão
Existe mais de 400 espécies de tubarões.
A pele dos tubarões, da cauda até a cabeça é extremamente áspera, pois muitas culturas usaram a pele do tubarão como lixa.
Os tubarões não possuem ossos em seu corpo seus esqueletos são feitos de cartilagem.
Os tubarões respiram por brânquias. Eles são ovovivíparos e ovíparos.
Eles preferem águas quentes e salgadas.
Muitos tubarões podem ver cores além de ter visão excelente, a maioria possui audição e olfato muito aguçados.
Os tubarões podem perder até 100 dentes por ano.


Texto escrito pelo Antonio e Lucas.


     O Tubarão


Nós descobrimos que o tubarão tem cerca de 370 espécies a 400.
 Os tubarões se alimentam de peixes,tartarugas,crustáceos e planctos.
Esse enormes peixes podem ser ovíparos e ovovivíparos isto é: o ovo  eclode dentro da barriga da mãe  e nasce filhotes vivos.
       Sua respiração é branquial.
       Nós lemos em uma reportagem sobre uma anomalia que acontece com essas espécies:  existem tubarões de um olho só, é branco e não possui dentes.
       Esses peixes podem trocar de dentes até  50 vezes.


Escrito por: Mariah e Luana Mel








quarta-feira, 21 de março de 2012

4ºano B Profª Divaní

Nosso estudo sobre os tubarões continua na classe com alguns textos informativos pesquisados pelos alunos em casa...Antonio nos trouxe uma curiosidade incrível "Tubarões de um olho só...uma anomalia que acontece com algumas espécies .Eles não tem dentes ...é branco.Veja na íntegra a matéria:















Um barco de pesca comercial capturou no Golfo do México um tubarão com apenas um olho. Apesar de parecer um truque de photoshop ou outro tipo de farsa, um cientista confirmou que o "ciclope" é verdadeiro e sofre de um problema raríssimo. As informações são do site LiveScience.
"É extremamente raro", diz Felipe Galvan, do Centro Interdisciplinar de Ciências do Mar do México. "Até onde sabemos, menos de 50 exemplares com essa anormalidade foram registrados."
O animal é, na verdade, um feto encontrado no útero da mãe, já morta. A imagem percorreu a internet e os pesquisadores decidiram investigar o exemplar, entregue pela empresa de pesca Pisces Fleet. O corpo foi submetido a exames de raio-X que indicaram ser verdadeiro, mas os pesquisadores duvidam que ele sobreviveria muito tempo após o nascimento.
A ciclopia, como a malformação é chamada, pode afetar vários seres vivos, inclusive o homem. Há um caso de 1982, registrado na publicação especializada British Journal of Ophthalmology, de um bebê humano com ciclopia. Ele nasceu em Israel e sobreviveu por apenas 30 minutos devido a malformação do cérebro

4ºano B - Profª Divaní

Hoje aprendemos mais sobre ANIMAIS VERTEBRADOS E INVERTEBRADOS.
Procurando responder algumas perguntas:

1.Quantas espécies de tubarões existem?
2. Quem apareceu primeiro o dinossauro ou o tubarão?
3. Como é a reprodução dos tubarões?



Assistimos um vídeo sobre Tubarões...


direitos de imagem EMEF Maria Alice
Trocamos idéias com nossos amigos de sala para saber mais sobre a nossa pesquisa.

direitos de imagem da EMEF Maria Alice

direitos de imagem da EMEF Maria Alice
A professora nos orientou...

direitos de imagem da EMEF Maria Alice
E a nossa pesquisa continua...


domingo, 11 de março de 2012

4º ano D Profª Marianne

Olá alunos do 4º ano D, foi um prazer revê-los e compartilhar a nova aula que teremos, bem como perceber que vocês estão antenados, pois responderam com muita propriedade o que seria Tecnologia(aparelhos eletrônicos, computador, tablets, net e notebook, celular, máquina fotográfica, filmadora...). Gostei de ver!!!
A dinâmica de apresentação foi bem bacana, pois puderam compartilhar com os colegas o que mais gostam de fazer e assim, poder possibilitar a formação de grupos pela afinidade de preferências, isso não é legal?
Agora pensem no que gostariam de aprender para que na próxima aula possamos fazer o levantamento das perguntas, pois como vocês disseram, agora vocês serão detetives e cientistas, produtores do próprio conhecimento através das descobertas que, com certeza, serão incriveis. Conto com vocês e até o nosso próximo encontro.
Que tal rever os videos e o BLOG que curtimos hoje??? Então é prá já, clique e veja novamente!!!

http://animaismarinhoseselvagens.blogspot.com/

4º ano E Profª Tania Miranda

Turma do 4º ano E, curtiram nossa aula de hoje? Eu curti bastante e adorei rever os alunos que dei aula, agora conto com todos vocês para fazerem das nossas aulas um espaço de novas descobertas, pois percebi o envolvimento de todos opinando sobre o que entendem por Tecnologia, bem como partilhando o que mais gostam de fazer comigo e com a turma e isso é um ótimo começo para montarmos grupos produtivos de trabalho.
Agora, mãos a obra e agradeço pela elaboração das perguntas, pois na próxima aula faremos o levantamento dos temas. Vocês se lembram das perguntas? Não? Então vai uma pista de algumas...
  • O que é uma fábula?
  • Em que países existem fábulas?
  • Por que os personagens das fábulas são animais?
  • Existe fábulas no Japão?....
Aproveitem o momento para rever os videos e o BLOG vistos na nossa aula e se preparem para serem Detetives e Cientistas ousados e curiosos. Até nossa próxima aula!!!


http://animaismarinhoseselvagens.blogspot.com/

4º ano F Prof ª Solange

E aí turma do 4º ano F !!! A aula foi incrível, pois vocês participaram ativamente para que ela fosse um sucesso. Nela compreendemos a nova estrutura das aulas de Educação e Tecnologia, expusemos nossos conhecimentos sobre os diferentes recursos tecnológicos existentes em nosso dia-a-dia, além dos diferentes recursos que poderemos utilizar para realizar nossas pesquisas.
A nossa dinâmica sobre o que gostamos de fazer foi muito legal, pois foi uma forma de conhecer o que os nossos colegas de sala gostam de fazer nos possibilitando a ver as possíveis afinidades para os grupos produtivos de trabalho.
Assistindo aos vídeos e observando a estrutura de um BLOG percebemos que ser Pesquisadores e Detetives é um desafio excitante, não é???  Agora mãos a obra e grandes descobertas!!!
Curtam novamente os videos e oBlog vistos em nossa aula e até a próxima com muito gás e vontade de realizar novas descobertas.



http://animaismarinhoseselvagens.blogspot.com/